Biografia- Eduardo Mesquita





- Nasci na cidade medieval  de Bragança, terra situada entre as montanhas,  com habitações rústicas  e  monumentos ímpares. Nas calçadas de granito e basalto aprenderam os meus passos a conduzir o meu olhar para a torre do histórico castelo, bem no centro da cidadela...  era imensa vista cá de baixo. Tinha que crescer para poder atingir o topo, tinha que aprender a ler para poder chegar mais alto ... frequentei então uma pequena escola de rústicas paredes, tão rústicas como a lousa onde aprendi a escrever.
Cresci, ao som do ruído dos primeiros automóveis, experimentei o rigor do inverno onde o rio gelava completamente, saboreei o bater da chuva nas telhas lá  de casa, senti bem de perto o aroma de urzes e giestas, brinquei nos montões de areia que servia para a construção do liceu, apaguei pela última vez a chama da candeia a  petróleo e pela primeira vez liguei um interruptor eléctrico...que claridade! Quando o  desliguei tudo parecia mais escuro que no dia anterior ao apagar a candeia.
As letras e os números começaram a fazer mais sentido...poderia agora subir ao topo do castelo.
Subi então!  Pude ver ao longe noutro topo, o liceu onde estudaria, acabado de construir!  Só tive que descer as escadas do castelo...e subi durante cinco anos as escadas do Liceu Nacional de Bragança onde aprendi a ser homem, por entre uma revolução de cravos vermelhos, o gosto pela leitura, pela escrita e o júbilo pelo curso acabado, que me abriria as portas para o futuro. Reli Torga, Garret e Florbela que me influenciaram  para tanto  gostar de poesia. Aprendi que ser poeta é ser mais alto,  é ser maior, que o sonho comanda a vida , que o amor é fogo que arde sem se ver e que o poeta pode ser um fingidor.
 Deixei de ver a minha cidade entre as montanhas, para passar a usufruir do longínquo horizonte desta  imensa planície ora verde ora branca, em terras do Canadá.
Edmonton é a cidade onde resido onde a diversidade de culturas consegue unificar-se  em torno da troca de ideias, usos e costumes, formando uma sociedade muito peculiar...o lugar ideal para ajudar a preservar o que de melhor existe entre os povos- A PAZ.
  Eduardo Mesquita

Pode visitar o blog do autor, aqui: 
Eduardo Mesquita





































Comentários